Google lança Lumiere, você vai poder criar vídeos realistas com uso de IA ultra avançado

Google revela Lumiere, modelo de IA revolucionário para geração de vídeos realistas com avançada arquitetura Space-Time U-Net, desafiando o uso responsável da tecnologia antes das eleições de 2024.

O Google recentemente fez um anúncio empolgante sobre seu avanço na inteligência artificial: o lançamento do Lumiere, um modelo revolucionário capaz de criar vídeos realistas a partir de descrições textuais simples. Este avanço tecnológico foi divulgado junto ao Gemini, um novo e avançado modelo de linguagem que promete superar seu antecessor, o LaMDA, em precisão e capacidade.

O Lumiere é descrito pelo Google como um “modelo de difusão espaço-temporal” que se destaca na geração de vídeos realistas. O que o torna único é a sua arquitetura inovadora, conhecida como Space-Time U-Net. Essa arquitetura permite que o Lumiere gere todos os quadros de um vídeo simultaneamente, o que resulta em uma representação mais realista e fluida dos movimentos e da passagem do tempo.

A maioria das ferramentas de IA para geração de vídeos trabalha criando “quadros-chave” espaçados, e depois preenchendo os intervalos para formar uma animação. Por exemplo, em uma animação de 30 quadros, outros modelos gerariam apenas alguns quadros específicos e utilizariam técnicas de superamostragem para completar os demais. Em contraste, o Lumiere é capaz de gerar a sequência inteira de uma vez, proporcionando uma fluidez muito mais natural ao vídeo.

Além disso, o Google enfatiza a versatilidade do Lumiere, mencionando que a IA pode criar vídeos em estilos variados usando uma imagem como referência, transformar fotografias em vídeos, modificar características de objetos em clipes, e realizar edições de vídeo consistentes por meio de comandos de texto. Estas funcionalidades indicam um amplo leque de possibilidades para profissionais e entusiastas de criação de conteúdo.

Leia também: Assinei o ChatGPT Plus, vale a pena? experiência de uso e mais detalhes da IA da Open Ai.
Conheça o Google Bard, principal concorrente da Google para o ChatGPT em inteligência artificial para textos.

No entanto, o Google não especificou quais bancos de dados foram utilizados para treinar o Lumiere. Eles mencionaram a inclusão de cerca de 30 milhões de vídeos, cada um com 80 quadros e rodando a 16 FPS, resultando em vídeos de 5 segundos. Os vídeos gerados têm uma proporção de 1:1 e resolução de 1.024 x 1.024 pixels.

Apesar de promissor, o Lumiere ainda tem desafios a superar, como a melhoria da qualidade dos vídeos e a capacidade de gerar clipes com várias cenas ou transições. Além disso, a resolução atual dos vídeos, embora baixa, já levanta preocupações sobre o potencial uso indevido da tecnologia, como na criação de notícias falsas. Em resposta a essas preocupações, autoridades ao redor do mundo, incluindo o Brasil, estão acelerando a regulamentação do uso seguro da IA, especialmente com as eleições de 2024 se aproximando.

É importante notar que o campo da IA está em constante evolução, e novas informações e desenvolvimentos podem ter surgido desde a minha última atualização. Portanto, recomendo verificar as fontes mais recentes para obter as informações mais atuais sobre o Lumiere e outros avanços relacionados à inteligência artificial.

Google lança Lumiere, você vai poder criar vídeos realistas com uso de IA ultra avançado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo

Você não pode copiar textos deste site. Desculpe!