Como fazer Multitarefa no iPhone mesmo que Apple dificulte seu uso! (MultiTask no IOS)

Maximizando a Multitarefa no iOS: Dicas e Truques para Superar as Limitações que a Apple impõe em seus Smartphones!

A multitarefa nos celulares Android mais recentes pode realmente aproveitar seus potentes chipsets. Os usuários podem dividir a tela para acomodar vários aplicativos abertos e até ter janelas de aplicativos flutuantes. Embora os novos modelos de iPhone também suportem algumas características de multitarefa, eles são objetivamente limitados quando comparados com o que está disponível no Android ou no iPadOS 17.

Leia também: iOS 17.3 chega com novidades de segurança avançada e melhorias gerais aos modelos mais recentes.

No entanto, os usuários de iPhone ainda podem simplificar alguns de seus fluxos de trabalho ao contar com os recursos de multitarefa disponíveis para eles, e estaremos destacando essas ferramentas abaixo.

Multitarefas no iPhone: Visão Geral

Como mencionamos, o iOS 17 não oferece os recursos avançados de multitarefa disponíveis nos iPads, como o Stage Manager. Isso significa que você não pode dividir a tela e usar dois aplicativos ao mesmo tempo ou abrir múltiplas instâncias únicas do mesmo aplicativo e redimensionar suas janelas. Em vez disso, você tem que alternar entre vários aplicativos que lançou. Apesar dessas limitações, ainda existem algumas maneiras de realizar multitarefas com sucesso no seu iPhone.

Como alternar entre dois aplicativos rapidamente!

Como mencionado anteriormente, o iOS suporta a alternância entre vários aplicativos abertos. Para fazer isso:

  • Deslize para cima na barra Inicial ou clique duas vezes no botão Início se você tiver um iPhone mais antigo.
  • Isso revela o Seletor de Aplicativos, que lista os aplicativos que você abriu. Deslize horizontalmente para ver a lista completa de aplicativos abertos.
  • Para fechar um aplicativo, deslize-o para cima. Para entrar em um aplicativo, toque nele.
  • Usuários com iPhones mais novos podem deslizar horizontalmente na própria barra Inicial para alternar entre aplicativos abertos.

Isso os poupa de passar pelas etapas anteriores e usar o Seletor de Aplicativos para alternar entre dois ou mais aplicativos.

Multitarefa no iOS por meio de atividades em segundo plano

Dynamic Island no iPhone 14 Pro Max mostrando reprodução de música em segundo plano. Fonte da foto: XDA Development.

O iOS suporta vários tipos de atividades em segundo plano, permitindo que você realize tarefas passivas enquanto interage ativamente com outro aplicativo. Um exemplo popular é ouvir música ou podcasts enquanto navega nas redes sociais.

A maioria dos aplicativos de streaming de áudio suporta reprodução em segundo plano, então você pode tocar a faixa desejada e mudar para outro aplicativo sem interromper o áudio. Contanto que você não feche forçadamente o aplicativo de áudio, a transmissão deve continuar a ser reproduzida em segundo plano. Da mesma forma, você pode baixar arquivos do Safari ou realizar chamadas telefônicas enquanto executa outras ações.

Usando a Dynamic Island para multitarefas Dynamic Island no iPhone

14 Pro Max mostrando botão de parada de gravação de tela. Fonte da Foto: XDA Development

Você também pode realizar multitarefas usando a Dynamic Island enquanto está em outro aplicativo. Alguns aplicativos de mapas, incluindo a opção padrão da Apple, suportam a Dynamic Island, permitindo que você veja mudanças de direção iminentes enquanto realiza outras ações em diferentes aplicativos.

A Dynamic Island também pode ser útil quando você está esperando seu motorista de aplicativo de transporte. O Uber, por exemplo, geralmente mostra o tempo estimado de chegada na Dynamic Island enquanto você navega por outros aplicativos. Você também pode tocar e segurar na Dynamic Island para expandi-la, o que às vezes revela botões úteis que você pode clicar para interagir com o aplicativo minimizado. Isso, por exemplo, permite que você avance músicas sem entrar no aplicativo de streaming de música ou abrir o Centro de Controle.

Como usar o modo Picture-in-Picture (PiP) para ajudar na multitarefa no iPhone:

O modo imagem-em-imagem (PiP) é mais um recurso útil de multitarefa que permite interagir com uma janela de vídeo flutuante sobre o aplicativo que você está usando.

Este recurso não é suportado apenas pelo YouTube, Apple TV+ e outros aplicativos de streaming de vídeo; ele também funciona com chamadas de vídeo do FaceTime ou do Instagram. Isso significa que você pode usá-lo para assistir vídeos regulares ou conversar através de chamadas de vídeo enquanto usa outros aplicativos no iPhone. Para ativar o modo imagem-em-imagem no iOS:

Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone.
Toque em Geral.
Escolha Picture-in-Picture.
Ative a opção Iniciar PiP Automaticamente.
Agora, após iniciar um vídeo em um aplicativo compatível, você pode ir para a Tela Inicial como faria normalmente, e o vídeo continuará a ser reproduzido no modo PiP.

Ativando o Modo Picture-in Picture (PiP) no iPhone (iOS)

Como usar o Quick Notes para multitarefa no iOS

Por fim, o Quick Note é uma ferramenta prática de multitarefa que permite adicionar rapidamente o conteúdo que você está visualizando a uma nota. Para usar o Quick Note:

  1. Toque no botão Compartilhar ao visualizar o conteúdo que deseja salvar. Isso pode ser uma foto ou uma página da web, por exemplo.
  2. Pressione Adicionar a Nova Nota Rápida na Folha de Compartilhamento.
  3. Opcionalmente, digite notas para adicionar contexto ao conteúdo e depois toque no botão Salvar.
  4. Agora você pode visualizar e editar esta Nota Rápida no aplicativo dedicado de Notas.

Se você preferir salvar o conteúdo no aplicativo Lembretes em vez de Notas, você pode acionar a Siri e dizer “Lembre-me disso”. Isso cria um lembrete que faz link de volta para o conteúdo que você está visualizando.

O iOS não suporta multitarefa avançada, mas você pode melhorá-lo.

Nosso guia destaca que, embora o iPhone ofereça algumas funcionalidades de multitarefa, como o modo imagem-em-imagem e a Dynamic Island, ele ainda fica atrás dos smartphones Android em termos de recursos avançados de multitarefa.

Se você está procurando por uma experiência mais completa nesse aspecto, mas prefere não migrar para o Android, uma alternativa seria considerar a aquisição de um novo iPad. O iPadOS apresenta capacidades mais robustas, incluindo janelas que podem ser redimensionadas, suporte a monitores externos e outras funcionalidades mais sofisticadas.

Leia também: Apple libera o aplicativo Diário para você guardar todas suas memórias e reflexões com iOS 17.2

Fonte: XDA Development

Como fazer Multitarefa no iPhone mesmo que Apple dificulte seu uso! (MultiTask no IOS)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo

Você não pode copiar textos deste site. Desculpe!