Um dos melhores jogos RPG de 2021 acaba de chegar ao Playstation Plus e Xbox Game Pass: Tales of Arise

Descubra Tales of Arise: Agora disponível para assinantes do PlayStation Plus e Xbox Game Pass um dos melhores jogos para quem ama RPG:

A série de jogos Tales sempre se destacou por ser um tanto quanto peculiar, abandonando as batalhas baseadas em turnos comumente encontradas em RPGs de grupo em favor de um sistema em tempo real e 2D. Quando a série finalmente fez a transição para o 3D, poderia facilmente ter perdido sua essência especial. No entanto, como demonstrado pelo lançamento de 2021, Tales of Arise, a série provou ser tão capaz de inovar no mundo dos RPGs de ação em 3D quanto era nos seus predecessores 2D. Agora, Tales of Arise está disponível tanto no PlayStation Plus quanto no Xbox Game Pass, tornando-o o jogo perfeito para se jogar enquanto se espera pelo maior RPG do ano.

Tales of Arise se passa no mundo de Dahna, que foi invadido séculos atrás pelo povo tecnologicamente avançado de Rena. Os Renans escravizaram os Dahnans, colhendo não apenas os frutos de seu trabalho, mas também a “energia astral” liberada quando eles morrem.

Alphen e Shionne formam uma dupla improvável, mas que de alguma forma parece ter sido feita um para o outro. No início do jogo, um escravo com amnésia chamado Alphen resgata uma Renan renegada chamada Shionne. Shionne sofre de uma maldição que machuca qualquer um que se aproxime dela, enquanto Alphen é incapaz de sentir dor — o que parece um presente absoluto para os escritores de fan fiction. Como se revela, Shionne está determinada a destruir seus opressores Renans, deixando-a temida pelos Dahnans e desprezada por seu próprio povo. Juntos, Shionne e Alphen partem para libertar o planeta do domínio Renan (e aprender mais um sobre o outro pelo caminho).

Embora não seja exatamente inovador, o enredo “grupo improvável de heróis luta contra o império do mal” é tão típico quanto as histórias de RPG conseguem ser. Mas enquanto a trama pode ser familiar, Tales of Arise oferece muita profundidade nos detalhes. Onde um jogo menos ambicioso poderia simplesmente retratar os Renans como um monólito sedento de sangue de opressão, Tales of Arise resiste ao impulso de pintar seus personagens em preto e branco. Shionne não é a única Renan no mundo lutando contra sua pátria opressora, e até os personagens que inicialmente podem ser vistos como “bons” têm mais camadas.

Tales of Arise explora as diferentes formas que a opressão assume, em vez de transformar seu império inteiro em um caricato inferno. Enquanto o jogo começa em um campo de trabalho forçado em escala nacional, as nações sob o domínio Renan mantêm seu controle sobre a população através do medo e leis restritivas. Mas talvez o passo mais ousado do jogo seja mostrar a escuridão que pode se esconder até mesmo por trás de governos que parecem oferecer liberdade.

Enquanto a história de Tales of Arise é interessante, é o combate que vai te fazer querer jogar mais e mais. Se você já jogou Final Fantasy 7 Remake ou o recente Granblue Fantasy: Relink, provavelmente reconhecerá muitos sistemas semelhantes em Tales of Arise. As batalhas usam um grupo de quatro personagens, que você pode alternar à vontade. Cada personagem tem um estilo de luta muito diferente, então alternar entre personagens de longo alcance, lutadores corpo a corpo e defensores robustos oferece uma estratégia divertida que te deixa ativo em todas as fases da luta.

Cada personagem também tem um ataque Boost, manobras poderosas que causam dano e infligem efeitos extras, como interromper a conjuração de magias ou derrubar inimigos. Estes podem ser ativados mesmo quando você não está controlando diretamente o personagem que o usa, facilitando o uso de suas habilidades mais estratégicas sem interromper o fluxo do combate.

Você também pode definir estratégias para os personagens seguirem quando não está controlando-os diretamente. A versão mais automática dessas estratégias simplesmente permite que você diga a eles com que frequência usar habilidades e itens, mas um menu avançado permite ajustar exatamente quando eles usarão habilidades específicas. A IA dos seus parceiros ainda não é perfeita, então você pode ter que fazer um pouco de “babá” para sobreviver a encontros difíceis, mas eles são bastante capazes de se cuidarem na maioria das situações.

Além disso, Tales of Arise está repleto de sistemas menores. Você pode ganhar acesso a feitiços mais poderosos se for bom em evitar ataques, e usar seus feitiços padrão repetidamente desbloqueia versões aprimoradas. Encadear combos aumenta seu poder e dá mais recompensas no final da luta. Não importa quanto tempo você jogue, parece que Tales of Arise nunca para de adicionar complexidade ao seu combate, então nunca parece que você chegou a um ponto em que não há mais como melhorar.

Conforme você explora o mapa do mundo de Tales of Arise, pode evitar a maioria dos encontros de combate que não são essenciais para a história, mas eu raramente queria fazer isso quando jogava. O combate é tão prazeroso que eu fazia questão de derrotar qualquer inimigo que encontrasse. Além dos inimigos normais, Tales of Arise também espalha versões muito mais poderosas pelo mapa, que quase sempre serão capazes de te esmagar na primeira vez que você os vir. Para enfrentar essas feras especiais, você precisará subir de nível e garantir que suas táticas estejam ajustadas para enfrentar o desafio específico que elas apresentam. Derrotar essas feras se assemelha um pouco ao sistema de Caça de vários jogos de Final Fantasy, e é igualmente gratificante.

Tales of Arise é um ótimo jogo por méritos próprios e pode ser o jogo perfeito para mergulhar antes do lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth. Eles são jogos muito diferentes, mas Tales of Arise pode saciar a vontade de combate de ação em grupo enquanto você espera. Com cerca de 60 horas de jogo, você pode não ser capaz de terminar Tales of

Arise em uma semana, mas uma vez que você experimentar este cativante RPG de ação, há uma boa chance de que você queira ver até o fim, não importa o que aconteça.

Um dos melhores jogos RPG de 2021 acaba de chegar ao Playstation Plus e Xbox Game Pass: Tales of Arise

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo

Você não pode copiar textos deste site. Desculpe!