15 motivos para não comprar um iPhone hoje

Neste artigo vamos listar 15 possíveis motivos do porque não comprar um iPhone hoje pode ser a melhor escolha para você.

Diferente do que foi feito anteriormente, onde listamos os ‘20 principais motivos do porque comprar um iPhone é uma boa escolha’, nesta lista faremos justamente o contrário. O objetivo final é mostrar que dependendo do caso, pode sim ser uma opção mais interessante optar por outro modelo de smartphone e não há nenhum problema nisso.

Afinal, o iPhone embora tenha aberto bastante possibilidades e seja um dos modelos mais desejados, em alguns casos ele ainda fica devendo em alguns aspectos importantes. Confira abaixo os principais motivos que podem fazer você não comprar um iPhone atualmente.modelos de iphones e porque não comprar um iphone motivos

1.Duração da bateria no geral é inferior!

Embora os modelos tenham tido upgrades interessantes neste aspecto a cada nova geração, isso é um fato. Os modelos de iPhones no geral ainda pecam nesse sentido em comparação com muitos outros smartphones Android.

Principalmente, em mesma faixa de segmento premium. Então se você não comprar, por exemplo, um modelo ‘Pro’ de iPhone das gerações mais atuais que tem um desempenho melhor na bateria, a duração final dela ainda é considerada uma questão na maioria dos modelos.

2. Quantidade de memória RAM no iPhone é mais baixa em relação aos smartphones Android

Embora haja uma ampla discussão sobre como o sistema iOS consegue gerenciar melhor a quantidade de memória RAM. A verdade é que a maioria dos modelos de smartphones com Android (Top de linha) vem de fábrica com bem mais. Atualmente a maioria dos iPhones tem cerca de 3GB a 4GB de RAM, com exceção dos modelos mais caros (linha ‘Pro’ podendo chegar a 8GB) enquanto Androids de linha intermediária já alcançam de 6GB/8GB e até mais dependendo do modelo.modo multitarefas no iphone e consumo alto de memoria ram

Uma opção no iPhone é optar pelos modelos ‘Pro’. Entretanto, em um preço bem superior a qualquer modelo Android. No uso comum uma quantidade 3GB ou 4GB é suficiente? sim é. Porém, para determinadas atividades, utilização de softwares mais pesados ou um trabalho superior em gravação de vídeos em 4K, mais memória RAM no smartphone realmente pode fazer a diferença para evitar travamentos, engasgos, etc. O que pode ser uma questão a considerar dependendo do seu tipo de uso.

3. Memória interna é bem limitada em iPhones!

Um dos aspectos mais negativos e que se torna um bom motivo para não comprar um iPhone ou optar por outro modelo é em relação a sua pouca memória interna. Principalmente em iPhones mais antigos onde a memória interna é geralmente inferior a 32GB. Deste modo, simplesmente não vale a pena investir em um modelo desses a longo prazo. Afinal, o iPhone não permite  expandir a memória com um cartão de memória como acontece em diversos smartphones com Android.Motivos para não comprar um iPhone hoje

A falta dessa possibilidade é algo a se pensar bastante, ainda mais para quem deseja instalar muitos aplicativos e utiliza bastante arquivos, músicas, etc. Uma dica válida importante para refletir antes de comprar o seu iPhone, é justamente o quanto de memória você precisa.

Os iPhones com memória interna de 32GB ou inferior irão servir apenas para aplicativos essenciais e olha lá. Deste modo, logo estarão com a memória totalmente lotada inviabilizando o uso a longo prazo. Modelos que tenham ao menos 64GB já servem para um público mais amplo que gostam de ter uma boa variedades de aplicativos instalados e salvar bastante arquivos (fotos, vídeos, músicas, documentos, etc).

Agora o mais recomendado a longo prazo é investir em pelo menos um modelo de 128 GB, isso se você não quiser ter que se preocupar com memória interna cheia tão cedo. Infelizmente os modelos com maior memória interna da Apple são os mais caros em cada categoria, de qualquer forma é um investimento que vale a pena!

4. Apple impossibilita a gravação de chamadas nos iPhones

Enquanto outras fabricantes trazem o recurso de fábrica e de forma bem simples. Os modelos de iPhones com o sistema iOS enfrentam uma barreira imposta pela própria Apple neste aspecto. Então, caso você tenha interesse no recurso ou precise constantemente gravar suas ligações por qualquer que seja o motivo, em iPhones o recurso não é liberado e nem há possibilidade de baixar algum aplicativo para isso.

Já em smartphones Android a grande maioria tem o recurso de gravação de chamadas de forma nativa ou ainda é perfeitamente possível baixar um aplicativo na loja para cumprir essa função.

5. Câmeras melhores para fotos mesmo?

Embora grande parte do marketing da Apple seja baseado na qualidade das câmeras dos seus iPhones. Mesmo nos modelos atuais(geração 13) em comparação direta com seus principais concorrentes (Samsung, Huawei, Xiaomi) em muitos destes testes diversos outros modelos acabam superando sim a qualidade final de fotos encontrada no iPhone.

Então se o único motivo para sua compra for isso, saiba que pesquisando por outros modelos high-end de outras fabricantes você pode se surpreender ainda mais com os resultados da concorrência no aspecto de câmeras.Qualidade das câmeras apple iPhone 12 Pro Max

Existe até mesmo um site https://www.dxomark.com/ que é especializado na avaliação de câmeras de smartphones e mostra que há muitos outros modelos de smartphones para captura de foto em posições melhores aos modelos da Apple, mesmo os mais recentes.

Para vídeos, embora a concorrência faça um bom trabalho, os modelos mais recentes da Apple ainda fazem um trabalho exemplar, mas se o seu objetivo são somente excelentes fotos como foco, há muita opção mais completa em diversos outros smartphones atuais.

6. Atualizações constantes do iOS sim, mas com ressalvas!

Embora os aparelhos da Apple, mesmo os mais antigos levem sempre vantagem no aspecto de atualização de software. A fabricante constantemente corta recursos novos para aparelhos mais antigos. Desta forma, nem toda novidade vai chegar em versões passadas e vão ficar restritas aos últimos lançamentos da empresa.

O que de certa forma frustra muitos usuários. Sabemos que em alguns casos a limitação é devido ao hardware dos modelos de iPhones mais antigos. Entretanto, em muitos casos a empresa faz isso justamente para privilegiar os últimos lançamentos e “forçar” o usuário a trocar, dando mais motivos para que ele compre a ultima versão lançada do iPhone.

7. Poucas possibilidades de personalização.

Se você é um usuário que adora personalizar seu smartphone no quesito aparência, no iPhone saiba que isso é algo que simplesmente não pode ser feito. Então é algo que você terá que se acostumar já que ele vai possuir sempre a mesma aparência geral. Então nada de alterar ícones, widgets especiais ou algo do tipo.Aplicativos icones no ios como atualizar aplicativos

Também não existem aplicativos como no sistema Android que permitem até mesmo modificar a aparência quase que completamente do seu sistema caso você canse da aparência do seu smartphone.

8. Ecossistema da Apple é voltado para o usuário gastar mais dinheiro

Outro ponto a ser observado é que todo sistema desenvolvido pela Apple induz ao que dono do iPhone assine certos serviços ou gaste mais de modo geral que em relação ao Android. Um exemplo, é justamente o serviço de armazenamento na nuvem (iCloud) que só possui 5GB gratuitos atualmente.

Sendo insuficiente para usuários guardarem todos seus arquivos online e fazer também backup do iPhone. Desta forma, o usuário terá de assinar sim um plano maior já que essa quantidade é insuficiente. Outro ponto é que o próprio sistema induz ao que usuário assine outros serviços da própria Apple (iTunes, Apple TV, Apple Music, Apple Arcade, etc.).

9. Aplicativos com assinaturas são o foco do iOS!

Outra prática da empresa para aumentar sua receita é incentivar os desenvolvedores de aplicativos a cobrar assinaturas por recursos extras e novidades nos aplicativos do iOS. O que acaba “forçando” o usuário a pagar mensalmente ao invés de comprar o aplicativo e ter acesso a tudo sempre. Isso ocorre na maioria dos aplicativos da Apple Store. Embora, no Android isso também ocorra, ainda é uma quantidade bem menor em relação aos aplicativos do iOS.

Ainda nesse quesito, os preços das assinaturas de aplicativos iguais tanto no Android e iOS geralmente são superiores no iOS. Isso porque a Apple costuma cobrar uma taxa maior nesses pagamentos e por consequência faz com que o seu usuário gaste mais no final das contas para utilizar o mesmo serviço.

10. Integração do iPhone com outros computadores

Se você pretende utilizar o iPhone com computadores da própria Apple, você verá uma integração bem completa e cada vez melhor a cada geração e atualização destes dispositivos. Agora se você for utilizar com outro sistema, por exemplo, o Windows, há diversas limitações. O que permite basicamente com que o usuários consiga apenas transferir suas fotos e vídeos. Nesse aspecto a integração de iPhones com PCs comuns é bem ruim, praticamente inexistente.

Diferente do acontece em um ‘MacBook’ onde os aparelhos são sincronizados em diversos aspectos. Neste quesito, smartphones com Android são melhores opções para sincronização com PCs Windows numa utilização mais ampla, por exemplo, para transferir documentos, arquivos, fotos, PDFs, etc.

11. Sistema iOS é mais fechado

Como sabemos, o sistema do iPhone (iOS) é bem mais fechado que em relação ao Android em diversos aspectos. Isso se estende aos aplicativos, o que só é permitido instalações através da Apple Store. Então de forma alguma é possível que o usuário instale aplicativos de outra forma no iPhone. Embora, em muitos casos isso seja a solução para muitos problemas de segurança. As vezes dependendo do usuário ele pode necessitar de um aplicativo específico que não está disponível na App Store. Nesse caso, não há o que fazer e o usuário terá que procurar alternativas ou ficar sem ele mesmo.

Para usuários Android esse tipo de impedimento não ocorre, ele pode baixar e fazer instalação de qualquer aplicativo em formato APK. Além disso, o usuário pode acessar qualquer outro aplicativo de loja ou site que disponibilize aplicativos nesse formato. Desta forma, há muitos aplicativos que somente estão disponíveis no Android!

12. Espelhamento de tela do iPhone é limitado

Outro empecilho comum é com relação a falta de espelhamento de tela do iPhone em Smart TVs comuns que não tenham total integração com o sistema da Apple. Já com relação ao Android esse é um recurso simples que está presente na maioria dos modelos. Então, se hora ou outra você sentir a necessidade de utilizar esse recurso, saiba que com os iPhones é algo super restrito. No geral, atualmente apenas aparelhos de TVs mais caros com suporte ao ‘AirPlay 2’ da Apple conseguem fazer esse espelhamento. Então se o modelo de sua Smart TV não possui ele, você não conseguirá usar esse recurso.

13. Recursos triviais demoram mais a chegar no sistema no iOS em relação ao Android

Se você já utilizou o sistema iOS e o sistema Android, certamente hora ou outra vai perceber que recursos inovadores no Android geralmente chegam antes. Não é apenas um ou outro recurso que primeiramente surge no Android e anos depois é incorporado aos iPhones com iOS. Essa demora da Apple pode ser um problema para alguns usuários ávidos por soluções e novidades mais rápidas, enquanto no iOS parece ter toda uma burocracia em relação a grandes mudanças.

Isso em parte é uma politica da própria Apple por entender que seu público no geral é mais conservador. Alguns exemplos derecursos que chegaram bem antes ao Android são: Picture-in-Picture (PiP), deslizar para digitar no teclado, gaveta de aplicativos, widgets, gaveta de aplicativos, auto completar informações e senhas, etc.

14. Carregadores mais lentos

Outro motivo que pode fazer o usuário repensar sobre a compra de um iPhone é com relação a sua forma de carregamento. A própria Apple quando disponibilizava carregadores nas caixas apenas oferecia os de baixa potência de 5W.

Hoje a empresa tem a política de não entregar carregadores juntos com os novos modelos de iPhones. Entretanto, mesmo comprando por fora o máximo que eles atingem em carregamento é cerca de 18W, o que ainda é bem lento em relação a dispositivos Android.

Para base de comparação em smartphones Android é possível encontrar aparelhos que suportam carregadores de até 100W, de forma comum passando dos 40W na maioria dos atuais. O que dá uma vantagem enorme aos usuários no tempo final de carregamento. Desta forma, pelo menos por enquanto os usuários de iPhones ainda permanecem com uma modo de carga lenta em comparação a outros modelos de outras fabricantes. O que é um ponto bem negativo já algum tempo.

15. Acessórios mais caros no geral!

Ainda no aspecto de economia, outro bom motivo para não comprar um iPhone é com relação ao alto custo de acessórios para os aparelhos da Apple. Não importa o tipo de acessório, o usuário da Apple sempre vai pagar mais caro independente de ser uma acessório original ou desenvolvido por outras empresas. Isso inclui fones de ouvido, carregador, cabo lightning, capinhas, películas, etc.

De modo geral, o usuário de iPhone acaba tendo que gastar sempre mais em relação a um usuário de aparelho Android, mesmo os modelos mais caros. Sendo mais um bom motivo para pensar e colocar na balança se isso fará alguma diferença para você. De qualquer maneira, fica a reflexão se vale a pena ou não investir no sistema da Apple caso esses motivos não façam diferença final na sua rotina, uso e bolso!

Agora que você já sabe a maioria dos pontos negativos em iPhones, em contrapartida é interessante ver os 20 melhores motivos para comprar o seu iPhone. Deste modo, poderá pesar no fim os prós e contras de cada aparelho para tomar uma boa decisão no fim!

Agora se esses motivos não fazem diferença para você, confira modelos de iPhones mais recentes em destaque no Mercado Livre em promoção.

15 motivos para não comprar um iPhone hoje

Um comentário em “15 motivos para não comprar um iPhone hoje

  1. Além desses aspectos, há outros também como compatibilidade e praticidade. Fiquei perplexo que o iPhone não seja compatível com arquivos de música FLAC/hi-fi! Tem que converter os arquivos no PC pra um arquivo compatível (AAC por exemplo) e os conversores gratuitos limitam as músicas em 5 minutos se sua musica for maior que esse tempo eles convertem o arquivo pagando as assinaturas dos programas deles que são em dólar americano. Como se não bastasse qualquer arquivo de mídia de som do PC só é transferido para o iPhone através do iTunes que tem que ser configurado manualmente de uma forma nada prática. Não recomendo iPhone.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo

Você não pode copiar textos deste site. Desculpe!